segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Leitura: castigo ou lazer?

O que a leitura tem sido para você? Um castigo ou um lazer?
De acordo com um diálogo informal com alguns alunos do ensino médio da escola em que leciono, a leitura é uma tortura. Tortura!? Talvez você me pergunte. Sim, uma tortura. Mas por que será que a leitura, algo que faz parte da nossa vida desde que nascemos, já que lemos o mundo desde o ventre de nossa mãe, é considerada assim?
De quem é a culpa disso? Dos alunos? dos professores? Do sistema? (continua)

Um comentário:

Cris-Cris disse...

Atualmente, a leitura na minha vida tem sido muito mais que prazer. Digamos que ela seja um nutriente para o corpo, para a alma, especialmente para mim. Sempre gostei de ler. Porém, não com tanta intensidade,freqüência e gosto. Quanto aos seus alunos, meu caro prof. Rey, talvez falte o que tive em casa: exemplos de pessoas que gostavam de ler. É claro que também nem todos têm as mesmas condições, mas o que acredito ser algo importante para desenvolver o gosto pela leitura é o ambiente repleto de livros. Minha família nunca foi rica, mas sempre que podia meu pai comprava livros e gibis para meus irmãos e para mim.
Quanto a questão de culpa, acredito que antes de ficarmos procurando culpados, devemos procurar meios de atingir esse mal que está fazendo do ser humano uma "coisa" não-pensante.